Atualmente o grande número de envio de spam está obrigando os grandes provedores de e-mail a ficarem cada dia mais rigorosos em relação ao recebimento de mensagens.
É comum ouvir falar em controle de spam com o recurso Blacklist.
Responsável por bloquear automaticamente e-mails nos servidores, a Blacklist é a ‘lista negra’ onde são inseridos os domínios não confiáveis.
O processo de filtro dos que são ou não remetentes positivos ou negativos, são realizados por organismos reguladores que possuem um sistema de monitoramento para avaliar as atividades e o comportamento de quem envia as mensagens, e os números de reclamação que os usuários recebem.
As listas negras são divididas em três tipos:
Listas Públicas - São listas alimentadas por provedores e servidores corporativos.
Listas Corporativas – Cada servidor ou provedor corporativo possui uma lista negra própria com endereços de IP de servidores suspeitos da prática do spam, que distribuem para listas públicas.
Listas Pessoais – Provedores já oferecem para seus usuários a opção de criar suas listas pessoais, e estas podem bloquear o endereço de e-mail e não o servidor do remetente. Sendo assim, outras empresas que estiverem utilizando o mesmo provedor não serão bloqueadas, pois o endereço de e-mail de remetente será diferente.
Para combater o spam é necessário um trabalho conjunto que exige cooperação de todos os envolvidos como: remetentes, destinatários, provedores e também empresas de e-mail marketing e governo.
O fato de seu IP ou domínio estar listado em uma blacklist não quer dizer que o envio de e-mails está bloqueado, isso depende do provedor de serviços de e-mail do destinatário. Em alguns casos as mensagens irão para a caixa de spam ou quarentena, em outros casos poderão ser rejeitadas não sendo recebidas nem mesmo no lixo eletrônico.
Da mesma forma, entrar em uma blacklist não significa automaticamente que o remetente não é legítimo. Pode-se ocorrer um engano, um falso positivo ou uma inclusão por mal uso de terceiros.
• Não envie mensagens de e-mails em grande quantidade usando a conta de e-mail da empresa, via SMPT. Use o PierMail para disparo de campanhas em massa;
• Evite usar listas de e-mail questionáveis. Não utilize extratores para obter e-mails aleatoriamente na internet, nem compre listas de contatos de terceiros;
• Utilize base de dados com e-mails opt-in, quem opta em receber suas mensagens dificilmente irá lhe reportar como spammer, a menos que seja por maldade;
• Não envie novos e-mails para quem se já descadastrou uma vez de suas listas, isso pode irritar o destinatário e motivar a denúncia;
• Suprima os endereços dos destinatários que se queixaram ou denunciaram, evitando que sejam enviados e-mails novamente para estes endereços quando se estiver enviando campanhas para outras listas em que o endereço possa estar presente.
• Retire da base de contatos os e-mails que nunca interagiram com nenhuma campanha enviada nos últimos 6 meses. Endereços de e-mail abandonados por destinatários podem ser transformados em spamtraps do tipo recycle,
• Esteja sempre em conformidade com o Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing
Se o seu IP ou domínio caiu em alguma blacklist, o desbloqueio pode ser solicitado junto à entidade responsável pela lista em questão. Geralmente, é preenchido um formulário com os dados da empresa que hospeda o servidor de e-mails, e informações sobre os procedimentos efetuados para a solução do problema. Algumas listas, porém, não possuem a opção de solicitar o desbloqueio (delist), sendo necessário aguardar que o mesmo seja feito automaticamente após um período sem novas denúncias feitas por spamtraps ou destinatários, ou pagar para que seja liberado de imediato.
Após sair da blacklist, caso não efetue uma adequada higienização de suas bases de contatos, irá se tornar reincidente e acabar sendo incluso novamente na blacklist. Caso seja reincidente muitas vezes e tenha solicitado várias vezes para sair da lista, corre o risco de ser bloqueado permanentemente.
Fonte: Livro ‘Estratégia de E-mail Marketing – Como obter resultados através do marketing direto na internet’