Todos os dias, tomamos milhares de decisões, das mais simples às mais importantes. Escolher sobre ler ou não um e-mail, assinar ou não um contrato comercial ou comprar seu produto hoje ou no mês que vem são decisões do seu cliente que podem fazer do seu negócio um sucesso ou não.
Mas, então, se tudo depende dele, você vai simplesmente cruzar os braços e esperar? Claro que não! Você pode ajudá-lo a tomar essas decisões – e fazer do seu negócio um sucesso, claro –, usando os chamados gatilhos mentais.
Como você deve imaginar, os gatilhos mentais ajudam a ‘disparar’ uma escolha. Porque, às vezes, elas são tantas – por exemplo, pegar uma avenida de alta velocidade, mas arriscar a pegar um congestionamento ou pegar um caminho mais longo, mas que tem menos movimento? –, que nosso cérebro acaba filtrando as possibilidades.
Para tornar seu marketing digital mais eficiente, você pode produzir mensagens – palavras, frases, partes de textos – que ajudam a disparar os gatilhos mentais, ajudando seus clientes com suas decisões.
Para você entender melhor a aplicação dos gatilhos, vamos usar como exemplo de negócio um salão de beleza.
Reciprocidade
A vida é um ‘toma lá da cá’; entregando sempre mais do que o cliente espera, ele vai querer retribuir com a sua ‘preferência’.
Ex.: no site, dá pra falar de roupas que valorizam determinado penteado ou de alimentos que fazem bem para os cabelos. Além disso, você pode gerar domínio e autoridade sobre o assunto.
Domínio e autoridade
As pessoas pagam a outras pessoas para fazer aquilo que elas não sabem, não podem ou não querem fazer, certo?
É preciso mostrar que você entende do seu negócio, para gerar credibilidade e confiança.
Ex.: mostrar a diferença entre determinados tratamentos capilares.
Escassez e Urgência
É preciso dar um prazo para o cliente tomar a decisão, para não perder uma oportunidade, como um produto em ‘edição limitada’.
Clientes tendem a procrastinar, portanto, estimule. Mas não faça falsas ações, porquê se percebido, ocorrerá o oposto, ou seja, vai repelir clientes em vez de atraí-los.
Ex. pacote promocional por tempo limitado.
Prova social
As pessoas querem fazer parte de algo. Se outros fazem a mesma escolha, ela se sente mais segura.
Uma ação induz uma reação, se essa reação for comum, gera conforto.
Há o consentimento de que quanto mais escolhas direcionarem pra algo, este algo será considerado bom, interessante.
Ex.: penteados usados por celebridades ou personagens de novelas.
Porquê (me dê motivo)
As pessoas precisam justificar racionalmente as suas decisões emocionais.
Nossas decisões partem do nosso inconsciente e sempre procuramos e atribuímos uma justificativa para elas, um motivo, um porquê para elas.
Ex.: utilize esse xampu, ele repara pontas duplas no seu cabelo.
Simplicidade
É a lei do ‘mínimo esforço’. Mostre que seu produto/ serviço resolve um problema ou traz uma satisfação ao cliente, de forma mais fácil e rápida do que ele imagina.
Especificidade
Ao invés de dizer que houve mais de 800 ‘curtir’ num post, diga que foram 878. Números dão credibilidade.
Contação de histórias (storytelling)
Conte uma história que fale sobre os valores da sua empresa, criando identificação entre os heróis e seu cliente. Como exemplo: observe campanhas publicitárias sobre o Dias das Mães, onde elas são heroínas, os problemas e dificuldades são os vilões vencidos.