Primeiramente a notícia foi anunciada em um post no Blog Oficial do Google para Webmaster em agosto de 2014. Lá, o Google já dizia que iria beneficiar sites que usassem dados criptografados.
Três anos se passaram, e agora, em 2017 o HTTPS virou regra! Uso obrigatório!!
A partir de janeiro deste ano, a equipe de segurança do Chrome passou a emitir um alerta sempre que os usuários acessam sites HTTP simples sem o certificado SSL como conexões inseguras, em todos os sites onde o visitante transmite senhas e número de cartões de crédito.
Isso pretende dar o máximo de certeza de que as conexão com o Google são seguras, como quando se realiza uma pesquisa pelo Google, acessa-se o Google Drive ou o Gmail, por exemplo.
Nesta primeira etapa no processo de migração para uma internet segura, páginas que processem pagamentos/números de cartão de crédito e qualquer página que realize alguma autenticação de usuário e senha serão afetadas.
Na prática?! Afeta diretamente os sites de e-commerce, e-learning, portal com intranet, principalmente nas etapas de login na Área do cliente, ou na área Meus pedidos.
O Google está chamando atenção dos usuários para a possibilidade de que suas informações pessoais podem ser interceptadas ou roubadas durante a navegação. Este alerta está sendo exibido na barra de endereços do usuário.
O novo aviso é a primeira etapa de um plano de longo prazo para marcar todas as páginas publicadas através do protocolo HTTP não encriptado como "Inseguras".
No release 56 do Google Chrome os endereços não-seguros serão exibidos assim:
E assim será exibido, nos releases posteriores do Chrome, sites não acessados via HTTPS / SSL
Passe credibilidade e confiança aos seus visitantes!
Instale o certificado SSL em seu site. Temos planos de instalação com validade de 3 anos de certificação.
Solicite orçamento!