De modo geral, a diferença entre o inbound marketing e o marketing tradicional passa pelo planejamento, elaboração e divulgação da estratégia de marketing da empresa. O maior ponto em comum é que as duas tem o mesmo objetivo: vender!
No entanto, enquanto o marketing tradicional visa criar valor e desejo para o seu produto ou serviço expondo as suas características de maneira direta, o inbound marketing busca atrair os clientes sem correr atrás deles. Ou seja, o inbound parte do princípio de educar para vender.
Sabendo que o principal foco do inbound é a produção de conteúdos visando engajar os potenciais clientes, devemos analisar a situação. De acordo com IMedia Connection, 60% dos consumidores passam a ver uma marca positivamente depois de consumir algum conteúdo dela.
Por isso, aprender a lidar com o inbound marketing é importante. Isso pode ser um impulso para o crescimento das vendas da sua empresa. Antes de elaborar uma estratégia de inbound, vamos entender ao certo a que se refere e quais as práticas que o caracterizam. Confira!
Qual o objetivo do Marketing?
Anteriormente, o marketing tradicional visava conquistar a atenção dos potenciais clientes de uma forma direta. Isso significa que a sua abordagem era baseada em interromper a atividade diária das pessoas chamando atenção para o seu produto ou serviço.
Por exemplo, comerciais de tv, outdoors e anúncios em revistas. Em todos eles, a pessoa está realizando alguma tarefa, seja ela dirigir, assistir um programa ou ler uma reportagem, e o anúncio surge no meio disso.
Com o tempo, surgiu a necessidade das empresas de criarem novas formas de conquistar os clientes e entender como vender mais pela internet. O inbound marketing foi uma resposta eficiente.
Como funciona o Inbound Marketing?
Com o inbound marketing, a estratégia visa educar os potenciais clientes para que busquem a sua empresa atraídos pela sua mensagem. Para isso, existem formas específicas de atração, e são elas o SEO, o Marketing de Conteúdo e a utilização das redes sociais. Podem ser descritas da seguinte forma:
Tendo em mente que o Google é o maior buscador da internet, ele é o espaço em que as pessoas realizam pesquisas para que possam encontrar produtos, serviços ou sanar suas dúvidas.
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa otimizar o seu site nos buscadores, fazendo com que o tráfego aumente e sua página seja encontrada com mais facilidade.
De um modo geral, o SEO é responsável por posicionar os sites nas primeiras páginas do Google, e levar os clientes a encontrarem seus conteúdos baseados na utilização de palavras-chave, imagens, qualidade na produção e a utilização de links externos.
O conteúdo é uma das partes mais importantes na estratégia de inbound marketing. Está presente em todas as etapas da venda, desde a captação do lead (potencial cliente) até a venda em si.
Por isso o conteúdo precisa ter qualidade. O cliente deve se sentir atraído e ver aquele texto ou imagem como algo informativo, que tire suas dúvidas e agregue valor a ele. Dessa forma, passará pela etapa de conversão, venda e fidelização.
Para conseguir isso, o plano de ação cria uma persona (personagem fictício que representa o cliente ideal da empresa), e baseado nessas informações de interesses elabora os conteúdos.
As redes sociais são formas eficientes de espalhar o conteúdo e consolidar a imagem da sua marca com o público.
Por meio delas é possível captar clientes e principalmente, estabelecer bons relacionamentos com eles.
Esse relacionamento estreito com o cliente é responsável pela fidelização com a sua marca, algo que consequentemente resulta em uma venda recorrente ou indicações. Com isso, sua empresa se torna uma referência no mercado.
Utilize o inbound marketing para melhorar seu negócio
Ao longo deste conteúdo vimos as diferentes formas de aumentar suas vendas com o inbound marketing. Isso porque se trata de uma estratégia eficiente e responde bem a questão como vender pela internet.
De modo geral, a maior diferença entre o inbound marketing e o marketing tradicional é a elaboração da estratégia e sua execução.
Ambas visam aumentar as vendas, no entanto, enquanto o marketing tradicional busca mostrar o produto ao cliente, o inbound utiliza a tática de atrair o potencial cliente, educando e o qualificando para a venda.
Para isso, existem formas de se aplicar o inbound marketing, e são elas o SEO, Marketing de conteúdo e a utilização das redes sociais.
Entender essa estratégia é algo importante para a sua empresa. Além de impulsionar as vendas de uma maneira totalmente diferente, é possível conseguir novos clientes qualificados.
Por este motivo, o inbound marketing está crescendo cada vez mais. Sua assertividade faz com que os empresários busquem criar muitos conteúdos de qualidade, aumentando o alcance e impulsionando as vendas da empresa.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.