As novas tecnologias criaram diferentes maneiras das marcas se comunicarem com seus consumidores. Se na década de 60, o Marketing trabalhava com os famosos 4 P’s (Preço, Promoção, Praça e Produto), a partir dos anos 2000, os conceitos atrelados à venda e criação de produtos e serviços mudou radicalmente. Surgiram o Marketing de Conteúdo, o Marketing 2.0 focado nas pessoas e o Inbound Marketing.
Ser encontrado no vasto mundo da Internet é o sonho de toda empresa. Daí a importância de um Inbound Marketing bem feito. Mas antes de aplica-lo, é preciso entender o que é e, principalmente, como aplica-lo.
O livro lançado no ano de 2009 por estudiosos do assunto, mais especificamente Brian Halligan e Dharmesh Shah, chamado “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” popularizou o conceito como ferramenta de conquista de clientes, pois seu foco é a criação e o compartilhamento de conteúdo específico para um determinado público-alvo. Em português é o chamado Marketing de Atração. Mas há quem defenda que o termo surgiu em 1999 no livro “Marketing de Permissão”, de Seth Godin.
O que Halligan e Shah perceberam foi a mudança de comportamento do consumidor, que já não queria o marketing tradicional, considerado invasivo. A lógica foi invertida: era hora de o cliente procurar a marca e, para isso, era necessário dar a ele o melhor conteúdo. Nascia o Inbound Marketing.
Pesquisas recentes mostram que 71% das empresas brasileiras já utilizam o Inbound Marketing, que é 62% mais barato que o marketing tradicional. Outros números reforçam a importância de as empresas entenderem como pensa o cliente.
Os novos hábitos de consumo apontam que 93% dos processos de compra começam com uma pesquisa online. No entanto, 75% dos “pesquisadores” não passam da primeira página do resultado de busca. Não basta aparecer. É preciso ser visto!
Nesse cenário, o conteúdo é rei. É preciso criatividade e qualidade. Os pilares do Inbound Marketing mostram essa realidade. E uma boa estratégia de Inbound tem que ter:
• Técnicas de SEO
• Marketing de Conteúdo
• Estratégia em Mídias Sociais
Blogs, webminars, e-books, e-mail marketing, entre outras ferramentas, são os espaços para a prática do Inbound Marketing. O campo de atuação é amplo e o primeiro passo é conhecer seu público e seus hábitos. Com isso, você criará relevância para a sua audiência com conteúdo significativo, chegando facilmente a seus objetivos.
Entre as soluções oferecidas estão:
• Ferramentas Online - criação de Sites, hot sites, Call-to-actions, e-learn (EAD), loja virtual - E-commerce, blogs, redes sociais, disparo de email-marketing;
• Produção de Conteúdo Online - publicações digitais, e-books, newsletter, e-mail marketing, etc.,
• Curadoria de Conteúdo - Busca e análise de conteúdo sobre o mercado de atuação do cliente para compartilhamento em canais de relacionamento.