No entanto, para atingir essa exposição, é necessário esforço e um projeto bem definido de manutenção constante agregada a otimização correta de todo conteúdo publicado no website.
Para respondermos rapidamente a pergunta “por que ter um site”, basta compararmos a internet e o telefone. As empresas de hoje precisam de um website, como no passado elas precisavam de uma linha telefônica. O seu cliente espera encontrar a sua empresa na internet. Pense nisso!
Um website não tem nenhuma limitação geográfica. É como se fosse uma dinâmica e organizada equipe de venda disponível aos seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Principais motivos para ter um site corporativo:
Exposição dos produtos: o custo de manter um site é relativamente baixo, e o grau de exposiçao dos produtos é alto. Ou seja, o custo benefício é bem melhor do que manter uma loja física, muitas vezes.
Liberdade geográfica: manter um site na internet permite vender para pessoas de diferentes localidades. Já uma loja física geralmente está limitada aos habitantes da cidade ou região de origem. Por exemplo, uma loja do interior de São Paulo, pode vender produtos para moradores de Pernambuco, enviar o produto pelos Correios e receber o pagamento através da internet, tudo de forma prática e ainda dispensando custos de manter várias unidades de loja física.
Variedade de pagamento: a internet permite que o vendedor utilize diversas formas de pagamento, facilitando a compra para o cliente. Isto é especialmente bom para pequenos comerciantes, que desejam ampliar as opções de pagamento para os clientes, mas muitas vezes não podem manter diversas máquinas de cartões na loja.
Credibilidade: Este é o objetivo principal. Um site é uma ferramenta de comunicação, e não apenas uma ferramenta de vendas. É uma maneira de assegurar aos clientes que sua empresa é séria e profissional. Um site também permite mostrar as perspectivas do negócio, sendo um recurso valioso ao dar informações úteis, relatórios especiais, links relevantes e assim por diante.
Manter relacionamentos: Cada vez mais, empresas de pequeno porte estão se voltando para a Web como um meio de baixo custo de comunicação com seus clientes e de manter o relacionamento com eles. Ferramentas como blogs, boletins eletrônicos, vídeo clipes e fóruns ajudam a atingir esses objetivos.