Se você é um iniciante de mídia social, hashtags - aqueles links curtos precedidos pelo sinal de sustenido (#) - pode parecer confuso e desnecessário. Mas eles são essenciais para a nossa forma de comunicar on-line, e é importante saber como usá-los. Além disso, eles podem ser muito divertidos.
No Twitter, o sinal de # transforma qualquer palavra ou grupo de palavras que se empregam diretamente em um link pesquisável. Isso permite que você organize o conteúdo e acompanhe tópicos de discussões com base nessas palavras-chave. Então, se você quiser postar sobre sua novela, série ou o que gostou de BreakingBad, você incluiria #BreakingBad, #Novela, #Serie em seu tweet para participar da conversa. Clique em uma hashtag para ver todas as postagens que mencionam o assunto em tempo real.
O uso generalizado da hashtag começou com o Twitter, mas se estendeu a outras plataformas de mídia social. Em 2007, o desenvolvedor Chris Messina proposto, em um tweet, que o Twitter começou temas de agrupamento usando o símbolo hash. Twitter inicialmente rejeitou a ideia. Mas em outubro de 2007, jornalistas começaram a usar a hashtag #SanDiegoFire, por sugestão de Messina, para twittar atualizações sobre uma série de incêndios florestais em San Diego. A prática de hashtagging decolou; agora os usuários e marcas empregam hashtags para cobrir acontecimentos políticos graves (#Cairo) e temas de entretenimento (#MileyCyrus) igualmente.
Com o nosso guia para iniciantes, você estará "hashtagzando" como um profissional em apenas um minuto.
Vamos começar as dicas
Para começar, os espaços não são utilizados. Mesmo que o seu hashtag contenha várias palavras, agrupá-las todos juntos é imprescindível. Se você quiser diferenciar as palavras, usar letras maiúsculas pode ser uma forma, mas esqueça os espaços. Por exemplo: (#PurplePier). As letras maiúsculas não irão alterar os resultados da pesquisa, de modo a procurar #PurplePier irá produzir os mesmos resultados que #purplepier.
Números são suportados, então tweet sobre #50tonsdecinza para o conteúdo do seu coração. No entanto, sinais de pontuação não são permitidos, por isso, vírgulas, pontos, pontos de exclamação, interrogação e apóstrofos estão fora. Esqueça asteriscos, underlines ou quaisquer outros caracteres especiais.
Tenha em mente que o símbolo @ faz algo completamente diferente. Usando @ antes do Twitter cria um link de perfil e essa receberá diretamente seu twitter, deixando-o saber que você escreveu para ele por meio da @. A hashtag não.
Não existe uma lista predefinida de hashtags. Você pode criar uma nova hashtag simplesmente colocando o hash antes de uma série de palavras, e se não tiver sido usado antes, voilà! Você inventou uma hashtag.
Plataformas suportadas: Facebook, Twitter, GooglePlus, Instagram, Flickr ...
A maioria das plataformas de mídia social importante apoiam as hashtags. Estes incluem:
Twitter: Twitter é o berço de uso hashtag moderno - como tal, os seus hashtags são mais versáteis do que outros sites. Hashtags do Twitter são usados principalmente para denotar temas específicos de conversa; os "Trends" barra lateral do seu feed do Twitter é curadora de uma lista de hashtags que você pode estar interessado em, com base em seus tweets.
Quando você procura por uma hashtag no Twitter, há três maneiras de filtrar os resultados. A opção "Top" exibe os posts mais relevantes e populares, incluindo os dos usuários que não seguem. "All" mostra cada tweet que usa a hashtag específica em tempo real, e "pessoas que você segue" só vai exibir resultados de usuários que você está seguindo.
Os resultados da pesquisa Hashtag
Facebook: O Facebook adicionou recentemente apoio hashtag em junho de 2013, e a prática não pegou muito. No entanto, ao clicar em hashtags Facebook irá levá-lo a uma lista de mensagens que contenham a mesma hashtag. Os resultados não estão limitados a pessoas que você conhece.
Instagram: Hashtags pode ser usado para complementar fotos compartilhadas no Instagram e ajudá-lo a descobrir novas contas e buscar seguidores. Alguns hashtags foram criados especificamente para os desafios de fotos Instagram - #PurplePierRetro, por exemplo, incentiva os usuários a postar fotos retro.
Google+: Quando você clica em uma hashtag no Google+, os resultados da pesquisa vão incluir a hashtag original, bem como mensagens com tags e palavras-chave semelhantes. Resultados de pesquisa do Google exibido no lado esquerdo da página, enquanto os resultados hashtag de dentro Google+ aparecem do lado direito. Google também lhe dá a opção de pesquisar dentro do Facebook ou Twitter.
Tumblr: mensagens Tumblr tem uma seção especial "Tag" onde você pode inserir tags. Estas tags funcionam como hashtags do Twitter, a organização de mensagens de tópico, mas o símbolo hash é inserido automaticamente. Hashtags incluídas no corpo principal de um post não são transformados em links.
Pinterest: Use hashtags Pinterest para marcar e procurar por conteúdo. Clique na hashtag em uma descrição pin para navegar os resultados que contêm a hashtag exato, além de pinos com a mesma palavra ou frase na descrição.
Quais hashtags curiosos são tendências em toda a mídia social? Hashtags.org diz-lhe quais as marcas que estão na moda em tempo real.
Além de simplesmente organizar seus tweets, hashtags do Twitter podem ajudar você a criar a sua voz enquanto se junta em uma discussão maior. Você pode usar várias hashtags em um tweet, mas não exagere, de um a três é geralmente um valor aceitável.
Às vezes, uma hashtag é tão doida ou específica que existem poucos, se algum, resultados de pesquisa ligado a ele. Estes existem, principalmente, para fins de entretenimento. Orlean dá o exemplo "Sarah Palin para o presidente ??!? #Iwouldratherhaveamoose. "Como ele aponta, é improvável que qualquer um iria realmente procurar" #Iwouldratherhaveamoose ", mas acrescenta uma pitada de humor que os seguidores podem apreciar.
Aqui estão alguns tweets de exemplo que usam hashtags para adicionar contexto, humor e voz:
Vamos começar o fim de semana! #TGIF
Usar meias com Crocs é #tipo tão elegante
Acabei de deixar cair meu segundo sorvete. #falhei
Eu odeio quando as pessoas fumam e-cigarros em ambientes fechados. #irritantee #rude #porque
O #Gravidade é um filme bonito, mas tão terrível! #nuncairparaoespac
Negócios e Marketing
Muitas grandes marcas agora têm contas no Twitter, e algumas optam por criar hashtags para promover eventos ou campanhas específicas. Se você quiser usar o Twitter como parte de sua estratégia de negócios, aqui estão algumas dicas para manter em mente:
Consolidar seus tweets: Escolha uma conta específica que irá representar a sua marca ou empresa. Configurar uma conta de negócios, ou designar um funcionário para twittar, em nome da empresa. Dessa forma, os usuários podem encontrar todos os seus tweets em um só lugar.
Use hashtags relevantes: Veja as hashtags que outras empresas em seu ramo de atuação estão usando. Se você está promovendo passagem aérea barata, você vai querer usar hashtags como #ViagemBarata e #VoosBaratos para que os usuários possam encontrá-lo quando eles procurarem essas palavras-chave.
Siga as tendências: Veja as hashtags que são tendências e faça uso delas, desde que essas sejam relevantes para o seu negócio. Usar uma hashtag popular que não tem nada a ver com a sua marca (por exemplo, incluindo #MileyCyrus em um tweet sobre passagem aérea barata) faz você ser classificado como um spammer e irá prejudicar a sua credibilidade.
Crie a sua própria hashtag: Se você deseja criar uma hashtag especial para um evento ou campanha, escolha um que não tenha sido usado antes. Certifique-se de incluir a hashtag em quaisquer materiais promocionais. Torná-lo informativo, mas curto - por exemplo, PurplePier use #PurplePier para falar sobre os escritores que visitam o nosso Blog.
Gerar buzz: Criação de um concurso, sorteio ou promoção é uma ótima maneira de começar um Twitter falando sobre sua marca. Os usuários serão mais propensos a retuitar as hashtags se eles souberem que podem ganhar um prêmio por isso. Por exemplo, se você está promovendo uma nova confeitaria chamado PurplePier Candy Land, você pode criar um burburinho oferecendo guloseimas gratuitas para usuários que tweetarem #PurplePierPromocaoCandy.
Lembre-se, a visibilidade do seu hashtag vai depender de suas configurações de privacidade. Caso sua conta do Twitter seja privada, apenas as pessoas autorizadas a ver seus tweets terá acesso a seus hashtags. Se você estiver usando hashtags para aumentar a exposição da sua marca, certifique-se de seus tweets estejam definidas para Pública.
Melhores Práticas
Twitter tem uma lista útil de melhores práticas para o uso de hashtags, mas aqui estão três dicas fundamentais para todos os usuários:
Seja específico: Se você estiver usando uma hashtag para participar de uma conversa, certifique-se a hashtag é específica e relevante para o seu tópico. Se você está falando do plano de saúde de Obama, utilize #ObamaCare em vez de simplesmente #Obama. A hashtag vago ou genérico como #saude ou #opiniao não é eficaz também.
Mantenha-o simples: Hashtags, como links, podem ser vistas como spam, se eles são usados com muita freqüência. Três hashtags deve ser o máximo no Twitter e no Facebook, mas você pode sair com mais hashtags no Instagram e Vine. Nuca utilize a mesma hashtag duas vezes ("#Gravidade é um grande filme! Todo mundo vai ver #Gravidade"). É #redundante.
Dê contexto: Um tweet que contém apenas hashtags não é apenas confuso - é chato. Se o seu tweet lê simplesmente, "#feliz", seus seguidores não terão ideia do que você está falando. Da mesma forma, se você tweeta, #BreakingBad é #incrivel," você não está realmente acrescentar muito para a conversa.
Fonte: Mashable
http://mashable.com/2013/10/08/what-is-hashtag/