O esquema de metadados Dublin Core tem sido usado desde 1995 pelas empresas a partir de uma vasta gama de fundos para ajudar no SEO e na usabilidade do site. No entanto, algumas pessoas questionam a importância da manutenção de metadados. Dublin Core é ainda aplicável em 2014? Será que realmente proporcionar benefícios para o seu site e de negócios, ou é apenas um pesadelo de manutenção com pouca relevância para o usuário comum da web?
Após a reunião dos primeiros peritos em 1995, os 15 elementos de dados acordados foram padronizados como The Dublin Core Metadata Element Set. Alguns destes elementos são título, assunto, autor, descrição, editor ou linguagem. Este foram ampliadas com qualidades Dublin Core, mas posteriormente preterido em 2012. Dublin Core registros podem ser escritos usando um número de diferentes línguas, incluindo XML e HTML, e podem ser armazenados diretamente em arquivos ou indiretamente, como registros de banco de dados. Esses registros são então ligados ao recurso de rede usando um elemento .
DublinCore
Se você está curioso como alguns destes 15 elementos ficaria em seu código-fonte, aqui estão alguns trechos de determinação autor ou criador e Linguagem:
content = "Simpson, Homer">
content = "en">
content = "Gogh, Vincent van">
Há uma série de situações em que a implementação do esquema Dublin Core pode ajudar a melhorar a organização e descoberta de conteúdo web. Por exemplo, um site pode conter um grande número de artigos que cobrem uma vasta gama de assuntos. Aplicar o esquema de metadados Dublin Core não só vai beneficiar o usuário final do seu site, mas também pode ajudar a manter os actuais artigos. Do ponto de vista de um usuário, um motor de busca local pode ser, desde que usa os metadados armazenados contra artigos como termos de busca. Os resultados retornados podem ser filtrados por qualquer combinação de elementos Dublin Core, como criador, data ou título. Isso proporciona ao usuário final com uma interface poderosa que aumenta a usabilidade de um site.
De igual modo, a implementação do esquema Dublin Core pode ajudar a gerenciar o conteúdo do artigo. Isto é especialmente verdadeiro se os artigos estão em uma ampla gama de diferentes formatos de arquivo, como PDF, HTML, vídeo e áudio. É possível que esses arquivos são armazenados em locais diferentes, com bancos de dados separados, então consultar os dados em todos os arquivos podem ser um desafio. O metadados fornecidos pelo esquema Dublin Core iria fornecer uma maneira de consultar todos os arquivos usando elementos comuns. Isso permite o gerenciamento de arquivos eficaz e manutenção de um site.
Podemos ver o seu exemplo de El Pais (jornal espanhol) como WooRank mostra o diagnóstico do Código Dublin
Os exemplos acima apenas sites de cobertura usando fechado de dados, ou seja, dados que são armazenados e gestão privada pelo dono do site. A World Wide Web contém dados abertas e públicas, disponíveis para acesso a qualquer pessoa que queira vê-lo. Implementando o esquema Dublin Core em conteúdo web público pode ajudar a descoberta de outros aplicativos da web. Como exemplo, um site oferece uma ferramenta que pesquisa múltiplos sites para conteúdo acadêmico. Ele usa o esquema Dublin Core para pesquisar e filtrar resultados. Ao implementar de forma precisa o esquema Dublin Core com o conteúdo da web, você pode esperar para ter todos os resultados relevantes listadas no site de terceiros, aumentando o tráfego para seu site a partir de outras fontes.
Vale a pena notar que os principais motores de busca não parecem usar elementos de metadados Dublin Core. Google publicou uma lista de todas as tags de metadados suportados. O documento afirma que todas as tags de metadados não listados são simplesmente ignorados pelo mecanismo de busca do Google. A partir das informações disponíveis, podemos determinar que a inclusão de metadados Dublin Core não tem impacto sobre rankings de busca.
The Future of Dublin Core
O Dublin Core Metadata Initiative (DCMI) é uma organização aberta, que apoia a inovação em design de metadados. O foco atual da organização, e o tema chave em Dublin Core 2014, está ligada Dados Abertos e do papel que Dublin Core vai jogar. Tim Berners-Lee (muitas vezes visto como o "Pai da World Wide Web ') primeiro discutido o conceito de Linked Open Data em um TED talk 2009.
A idéia é conectar dados de uma variedade de fontes abertas, como bibliotecas, organizações de saúde e dados do governo, utilizando padrões comuns. O objetivo do Linked Open Data é ajudar a criar a Web Semântica, onde todos os dados web está ligada e facilmente analisado por computadores.
Com a implementação de metadados Dublin Core com o conteúdo da web, um negócio ou site pode se tornar parte da web semântica.
Conclusão
Como as empresas avançar para calcular a quantidade de dados armazenados na rede aumenta em nuvem. A implementação de um esquema de metadados normalizada, como Dublin Core pode ajudar a manter os dados e fornecer aos usuários finais com ferramentas de pesquisa flexíveis. Seu conteúdo web podem ser descobertas facilmente a partir de outros sites e aplicações, aumentando a presença na web e tráfego para o seu site.
De importância cultural é a mudança para Linked Open Data e o uso de metadados para criar a web semântica.
Para que este seja bem sucedido, um esquema normalizado tal como Dublin Core deve ser considerado.
Fonte: Woorank
http://blog.woorank.com/2014/07/dublin-core-in-2014/