Uma das premissas se tratando de boas práticas em estratégias de Inbound Marketing para aumentar a taxa conversão, é a criação de
"Em marketing de conteúdo esse termo é muito utilizado, por estar presente em todo processo de venda. Auxiliando na conversão de todas as etapas do funil de vendas até que se torne um cliente. "
Ou seja, elas são fundamentais para alavancar e alcançar resultados on-line, em função do tráfego, é essencial transformar seus leitores em leads para que eventualmente se torne clientes.
Apesar de sua importância, muitas empresas ainda não adotaram esta estratégia, talvez por não entenderem com clareza o que são os
Pois bem, escrevemos este artigo para esclarecer dúvidas e dar dicas para o sucesso dos seus CTAs.
Em português significa “Chamada para ação”
Uma chamada para ação (também conhecida como CTA) é uma instrução imperativa que incentiva uma ação. Em outras palavras, é um comando, um gatilho mental para o leitor tomar uma atitude em seu site.
Os tipos de CTAs variam de página para página e podem ser links de navegação, compras, formulários de inscrição, etc.
Esta estratégia é adotada por empresas que desejam que seus leitores tomem uma ação específica, mensurável.
Em função disso, sua empresa pode adotar varias AÇÕES que impulsionem a taxa de conversão e geração de leads. Criando um claro apelo à ação, pois o objetivo principal é induzir o leitor a fazer alguma coisa, como clicar, compartilhar, preencher ou até mesmo à compra de fato.
Crie chamada eficaz de ação para 'agarrar' a atenção do leitor!!
A maneira mais frequente de uso da CTA em interfaces web vem na forma de botões clicáveis, que quando clicado, executa uma ação.
Por exemplo: "Compre isto agora!", "Clique aqui", outra forma é levar a uma página web com informações adicionais, como "Saiba mais".
Outra maneira é introduzir preenchimentos de formulário, como "Preencha seus dados para receber dicas, promoções..." , isso induz o leitor a agir.
Seus leitores, provavelmente não irão preencher com seus valiosos dados qualquer formulário que seja solicitado por bondade em seus corações... Eles terão que ser motivados pelo desejo ou promessa.
Sua empresa terá que capturar a atenção dos leitores de forma atraente e persuasiva.
Ações como: - oferecer download de um conteúdo gratuitamente, oferta de consultoria gratuita, a participação de um hangout ou webinar, uma solicitação de degustação do seu produto, geram ótimos resultados.
Em formulários
Existem dois locais principais para promover a apresentação de seu formulário on-line: o título de chamada e o que esta escrito no botão de enviar.
Por exemplo, uma manchete de pesquisa: "Partilhe a sua opinião e ajude-nos a melhorar o nosso serviço."
O título pode comunicar a sua proposta de valor, bem como incentivar os leitores a preencher o formulário.
O botão de envio é o último lugar que os leitores podem hesitar. Portanto, use também palavras mais claras e objetivas, tais como o "registre sua opinião" ou "fale conosco".
Botões com links
Não use palavras que desperte dúvidas em seus leitores . Escolha uma linguagem clara que indica o que você quer que seu leitor faça.
Use títulos com chamada atraentes, botões com palavras claras e objetivas a determinadas ações. Palavras como "próximo" ou "aprender mais" os leitores tendem a hesitar, porque eles não sabem o que vai acontecer quando eles clicarem.
Introduza um forte apelo à ação, e torne o processo mais fácil para os seus leitores.Sendo assim eles vão saber exatamente o que você quer que eles façam.
Use as palavras: clique, compra, inscrever-se, etc. Ajuda a reduzir as suas preocupações, fornecendo diretrizes claras e simples em suas chamadas à ação.
Importante destacar
Várias ações podem ser executadas em uma única página de site, ou seja, podem-se ter vários tipos de Ctas na mesma página do site.
Mas atenção, use bom senso, os leitores ficam confusos quando são oferecidos um monte de opções de ações.