Referência atual nas principais empresas, o Inbound Marketing tem como diferencial a proposta de trazer conteúdos relevantes aos interesses de seu público alvo. Indo na contramão do marketing tradicional, aonde a empresa ia atrás do cliente, e agora fazendo com o que o público procure pela marca.
Segundo estudos na área, as empresas que utilizam os pilares do Inbound conseguem uma porcentagem de 275% de ROI (retorno sobre investimento). Aquelas que mantêm um blog alcançam 97% mais links para sua plataforma.
Ao invés de priorizar a conquista de novos clientes, uma das principais estratégias do Inbound marketing é manter o público já fidelizado. Criando assim, uma relação de confiança, o que pode levar a um aumento de 25% nos lucros.
Graças a tecnologia, a internet está disponível em todos os momentos da nossa rotina. Então, utilizar essa ferramenta como aliada para o marketing da sua empresa, é fundamental para um resultado mais significativo.
Através de conteúdos em redes sociais, interações com os clientes nas mesmas, posts em blogs, vídeos e fóruns online, questionários, e-mail marketing, SEO, e muitas outras plataformas que podem ser usadas em conjunto.
• Este tipo de estratégia contribui muito para o crescimento e consolidação da marca , independentemente dela ser B2B ou B2C;
• Deixa-se de lado a incerteza de retorno, como é o caso do Outbound Marketing;
• Custo menor que o marketing tradicional - O primeiro benefício é justamente o que você gostaria de saber: o Inbound Marketing custa menos;
• Você mostra ao seu cliente que é especialista no que você faz,
• Com a constante evolução do mercado e da sociedade, este se tornará um método indispensável para uma comunicação direta e clara com aqueles que estão interessados na marca, e podem vir a se tornar cliente.
Ao fazer uso deste material se torna mais fácil perceber quem realmente está interessado na marca , e a partir daí, criar um plano de conteúdo específico para este público-alvo.
Atualmente, é fundamental para uma marca estar presente no maior número possível de redes sociais . Além do aumento da visibilidade para os links da sua marca e atrair nova clientela, é ali que o cliente o procurará quando necessitar de algum tipo de respaldo e é neste momento que a empresa fideliza o cliente , que verá a sua relevância para a marca e sentirá confiança para com a mesma, e divulgando-a naturalmente.
Enquanto isso, sites com blogs alcançam cerca de 55% mais visualizações do que os que não possuem os posts em blogs. Isso por causa do conteúdo estratégico que atrai novos visitantes.
Além de ser uma estratégia muito eficaz, também traz uma economia na faixa de 62%, comparado com os gastos das campanhas tradicionais, que chamamos de Outbound Marketing.
• 67% das companhias B2C e 41% das companhias B2B adquiriram um cliente através do Facebook;
• 57% das empresas adquiriram um cliente através do Blog e 42% através do Twitter;
• Companhias que utilizam blogs tem 97% mais links para seus sites;
• 70% dos comerciantes dizem que blogam pelo menos uma vez por semana;
• 92% das companhias que blogam várias vezes por dia adquiriram um cliente a partir do seu blog;
• 46% das pesquisas diárias são para obter informações sobre produtos e/ou serviços,
• 72% dos executivos dizem que as mídias sociais ajudam no fechamento de negócios.
Fonte: HubSpot
Entre as soluções oferecidas estão:
• Ferramentas Online - criação de Sites, hot sites, Call-to-actions, e-learn (EAD), loja virtual - E-commerce, blogs, redes sociais, disparo de email-marketing;
• Produção de Conteúdo Online - publicações digitais, e-books, newsletter, e-mail marketing, etc.,
• Curadoria de Conteúdo - Busca e análise de conteúdo sobre o mercado de atuação do cliente para compartilhamento em canais de relacionamento.