Chamado de Marketing de Atração, o Inbound utiliza a produção de conteúdo para um determinado público como forma de atraí-lo.
Ao contrário do Marketing tradicional, que “empurra” o produto ou serviço para o consumidor, o processo ser reverte no Inbound. Com o Inbound Marketing o cliente busca a empresa para decidir se consome ou não o que lhe é ofertado. Em tempos de redes sociais, blogs e influenciadores digitais, ser notado e reconhecido na web exige planejamento. Gerar interesse por meio de conteúdo de qualidade, sem perder de vista o objetivo a ser alcançado, é trabalho para profissionais.
Técnicas de Inbound Marketing demandam amplo conhecimento da sua base de clientes. Se estivermos falando de audiências específicas, trabalha-se com a ideia de nicho. Afinal, quem fala para todo mundo, não fala com ninguém. O tipo de cliente que você quer atrair vai definir toda a produção do conteúdo, oferecendo a seu público exatamente o que ele quer e está procurando. Para facilitar esse processo, agências especializadas criam “personas”, uma representação do cliente ideal.
As “personas” criam uma noção de necessidades e hábitos, para que o conteúdo criado seja personalizado. Lembre-se que o Inbound exige comunicação de mão dupla: você atrai seu público e deve interagir com ele.
• Cria-se tráfego para as bases de comunicação digital (blogs, sites, redes sociais)
• Com o aumento do tráfego, gera-se engajamento;
• Engajado, o cliente se fideliza;
• Visitantes viram leads;
• Leads se convertem em compras.
Quando a empresa produz e entrega o conteúdo certo, no momento e plataforma correta, as informações são absorvidas da melhor maneira e o público fica mais propenso a interagir e comprar. As estratégias de Inbound marketing agilizam esse processo, onde os produtos são encontrados mais facilmente na rede e os consumidores direcionados aos sites.
Entender o ciclo de compra é outra etapa fundamental. Para transformar visitantes em clientes é necessário mapear cada fase da escolha, uma espécie de passo a passo até a venda. Cada cliente deverá percorrer um “caminho” até chegar ao produto, mas para que ele esteja preparado para avançar na compra, é necessário que ele seja munido com conteúdo em posts, E-Books, webinars, infográficos, vídeos.
Entre as soluções oferecidas estão:
• Ferramentas Online - criação de Sites, hot sites, Call-to-actions, e-learn (EAD), loja virtual - E-commerce, blogs, redes sociais, disparo de email-marketing;
• Produção de Conteúdo Online - publicações digitais, e-books, newsletter, e-mail marketing, etc.,
• Curadoria de Conteúdo - Busca e análise de conteúdo sobre o mercado de atuação do cliente para compartilhamento em canais de relacionamento.