Sabemos o que é o Inbound marketing, e os benefícios que ele pode trazer à sua empresa. Porém, uma das grandes dúvidas que fica, é como implementá-lo à sua marca, e como esse processo deve ser feito, para que se obtenha o sucesso desejado.
Podemos dizer que são apenas quatro passos, mas que feitos da maneira correta e com profissionais capacitados, vão ajudar sua marca alavancar.
É necessário atrair o tráfego certo de público na sua plataforma, afinal, é através dele é que o resultado será gerado. Para atrair quem realmente está interessado nos seus produtos ou serviços, é necessário analisar e definir quem realmente será seu público-alvo.
No Inbound, este processo chama-se estudo de personas, onde é traçado o perfil ideal do cliente, e a partir daí, são criadas estratégias para atraí-lo, como por exemplo:
• Blogs: todo o conteúdo do blog deve informar, tirar dúvidas e conquistar o respeito e a confiança do cliente. É uma das ferramentas mais utilizadas, e das que mais apresenta um resultado efetivo no aumento das visualizações dos sites.
• SEO/Palavras-chave: geralmente, um processo de compra online, se inicia por um buscador (Google, por exemplo), então vale investir em palavras-chave e técnica SEO, para que seu portal apareça nos principais resultados de busca, ganhando mais notoriedade.
• Site: falamos do blog e sua importância, mas o site também precisa apresentar um conteúdo completo, que sane todas as dúvidas dos interessados, e que seja de fácil navegação.
• Mídias Sociais: com a tecnologia e a praticidade, temos a internet à mão em qualquer momento, e, com isso, as interações nas redes sociais. Por isso é tão importante a presença de uma marca em uma plataforma dinâmica e de tão fácil acesso. Outra ótima forma de utilizá-las é compartilhar os posts do blog nas redes sociais, para atrair ainda mais visitantes.
Agora que temos o tráfego necessário, vamos partir para o segundo passo, que é converter esses visitantes em leads. Para isso, é necessário obter algumas informações básicas sobre quem acompanha seu conteúdo, como e-mail e nome.
Mas como vamos fazer com que eles nos forneçam essas informações? Dando algo em troca. Algo que agregue, como material de conteúdo, só que um pouco mais específico, por exemplo: e-books, podcasts, ou dicas diferenciadas.
Podemos utilizar, por exemplo:
• Call to Action: botões ou links atrativos que redirecionem ao download de um e-book, por exemplo.
• Landing Page: é a página a qual o visitante é redirecionado após clicar no call to action, e pode começar a criar um diálogo.
• Formulários: é aqui que você colhe as informações necessárias. Peça somente o necessário, para que o visitante não desista do processo antes do fim.
• Contatos: após receber esses dados, separe-os em listas bem organizadas, que serão necessárias para os próximos passos.
Essa é a parte do ciclo que consiste em transformar os leads em clientes de fato, para isso existem algumas técnicas que visam expandir o nível de contato com o cliente.
Vamos conhecer algumas:
• E-mail: já estabelecemos um primeiro contato, então é importante manter essa comunicação. O e-mail com conteúdos relevantes é uma boa maneira de fazer isso, até que ele fique convicto que pode comprar algo ou adquirir algum serviço seu.
• Automação de Marketing: consiste em alimentar o interesse do seu lead baseado no conteúdo que ele já consumiu na sua plataforma, ou criar o interesse nele por outros assuntos relevantes.
É aqui que você ganha o cliente. Mesmo que ele já tenha adquirido algum produto ou serviço, sua marca não pode abandoná-lo, agora é a hora de usar maios mais diretos, como por exemplo:
• Mídias Sociais: é uma forma de sempre estar presente para o seu cliente, então é importante manter essa interação.
• E-mail: dar continuidade aos conteúdos de qualidade e relevância, que vão ajudar o cliente a conquistar um objetivo.
Agora que você conhece as etapas do Inbound Marketing e as ações mais utilizadas, é a hora de começar a implementar ele no seu negócio. Não perca tempo, num mercado tão dinâmico como a internet atual, cada segundo são clientes que você deixa de atrair para a sua marca, comece já a sua estratégia de Marketing Digital!
Entre as soluções oferecidas estão:
• Ferramentas Online - criação de Sites, hot sites, Call-to-actions, e-learn (EAD), loja virtual - E-commerce, blogs, redes sociais, disparo de email-marketing;
• Produção de Conteúdo Online - publicações digitais, e-books, newsletter, e-mail marketing, etc.,
• Curadoria de Conteúdo - Busca e análise de conteúdo sobre o mercado de atuação do cliente para compartilhamento em canais de relacionamento.