Boleto sem registro x Boleto registrado
Veja nessa matéria alguns pontos importantes e datas da aceitação do fim de boletos sem registro
FEBRABAN publicou no dia 18 de janeiro uma carta anunciando o cronograma pelo qual o antigo sistema de cobrança de boletos deixará de funcionar.
Por um lado é bom o fim de boletos não registrados, pois assim os consumidores têm mais uma segurança para lutar contra os fraudadores, que enviam boletos não registrados e quem paga acaba sendo lesado por inúmeros golpes.
Por outro lado, o fim de boletos registrados transforma a vida de pequenos comércios em um caos, já que esses utilizavam dos boletos não registrados como uma forma de pagamento barata e flexível.
Os boletos registrados são muito mais caros de administrar que boletos não registrados, onde você podia emitir "n" boletos sem custos, e só pagavam a tarifa acordada quando esses eram de fatos compensados.
Com o boleto registrado a história é outra, um boleto registrado deve ser liquidado de qualquer forma, e se o cliente não pagar, quem deve liquidar é você que o emitiu, arcando com o custo de liquidação.
Outros custos também são acrescentados, como a troca de vencimento, protestos entre outros. Às vezes nos indagamos se o boleto registrado não é a forma mais lucrativa para os bancos de resolver o problema de fraude, pois com certeza existia outras formas de resolver esse problema.
As associações de ecommerce e órgãos ligados a elas lutam e para reverter essa situação, mas tudo já está planejado e quem paga, são sempre os pequenos negócios.
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