Tenho uma loja virtual e agora?
Entenda os passos principais, investimentos em marketing digital e algumas dicas para aumentar suas vendas
Ter uma loja virtual requer o "mesmo" trabalho e empenho de ter uma loja física. Não é porque você tem uma loja virtual que seus trabalhos acabaram, e essa venderá seus produtos por si só. Ter uma loja ecommerce é um investimento de médio porte onde o trabalho é aparentemente mais simples, mas nem por isso mais fácil.
Já ouvimos clientes dizerem que queriam ter uma loja virtual para poder parar de trabalhar, essa é uma doce ilusão, pois todo sucesso requer trabalho árduo, investimento de tempo, dinheiro e disciplina.
Dicas para aumentar suas vendas em sua loja virtual:
A primeira dica que citaremos, e já escrevemos sobre ela em nosso blog, são as palavras-chave. 100% de suas visitas serão baseadas no cadastro das palavras-chave do seu produto, portanto ter um bom conjunto de palavras-chave vai ajudar seu produto a se destacar e ter mais impressões nos buscadores e market places, falaremos sobre market place mais a frente.
Além das palavras-chave um dos fatores determinantes para alavancar as vendas online, é a boa gestão no cadastro de produtos. Em se tratando de uma loja virtual, isso é a base para o sucesso de suas vendas!
Descrições completas, com detalhes técnicos e bem organizados ajudam a informar o usuário, que fica mais predisposto a comprar seu produto.
Leia em outro artigo publicado em nosso site, algumas dicas de:
Um dos pontos mais importantes para uma loja de sucesso é sua reputação.
Ter uma boa reputação requer sempre pensar nos pequenos detalhes, e isso inclui o pós venda.
Saber se seu cliente está feliz com a compra, esclarecer todas as possíveis dúvidas do seu cliente, e sempre o mais rápido possível. Enviar produtos de boa qualidade em embalagens profissionais ajuda a aumentar sua reputação.
Um cliente insatisfeito pode trazer muita dor de cabeça para sua reputação, então fique o mais atendo possível em passar uma boa imagem, na venda e no pós venda, e se o cliente gostou, não se intimide de pedir um depoimento, ou um like :)
Um bom lugar para divulgar seus produtos e utilizar da propaganda e reputação para ser mais visualizados, são os market places. Como o nome já diz, são lugares pra vender, esses sites, que geralmente são muito visitados, é uma ótima forma de divulgar e vender seus produtos.
Alguns market places famosos são: Extra, Mercado Livre, Rakuten, B2W, Lojas Americanas entre outros. Esses market places permitem que algumas empresas divulguem e vendam seus produtos dentro do site deles, com isso as lojas virtuais acabam se beneficiando da reputação e impressões desses sites para aumentar suas vendas.
Para um site ecommerce passar uma boa impressão de segurança, um certificado de segurança SSL é um bom investimento, pois além de criptografar os dados do usuário e tornar o fechamento da compra mais seguro, também é bem visto pelos buscadores e tem melhor posicionamento do nos resultados das buscas.
Você pode optar por ter seu site todo em ambiente SSL ou somente o fechamento do carrinho de compras e área do usuário.
Para os visitantes, ou supostos compradores, o certificado SSL adiciona um cadeado no browser que indicado que o site visitado é seguro, existem vários tipos de certificados, cada um com seu valor. Temos um preço muito bom para certificados em nossa Plataforma, confira entrando em contato.
Ter uma presença forte nas redes sociais é uma ótima forma de atrair pessoas para sua loja virtual, faça posts frequentes nas redes sociais e divulgue preços e promoções. Peça para seus amigos compartilharem, adicione fotos de produtos e se conseguir depoimentos é melhor ainda.
Os depoimentos são uma ótima forma de despertar segurança em seus usuários, quando uma pessoa diz, que adquiriu um produto seu, e está feliz com os resultados ou a transação foi realizada sem problemas, isso aumenta sua reputação e notoriedade, aumentando a confiança dos seus compradores.
Outra forma de aumentar as visitas do seu site e consequentemente aumentar suas vendas são os disparos para sua mailing list. Ter uma lista de e-mails qualificada, é sem dúvida uma ótima alternativa para manter seus clientes sempre informados, e sempre dispostos a visitar seu site para conferir algum lançamento ou promoção. As grandes empresas chegam a disparar 2 ou três vezes por dia para atrair mais e novos clientes.
Esse é um ponto chave no possível sucesso e fracasso de sua loja virtual. Com a facilidade de buscar e comparar produtos na internet, e-commerce que não possuem preços competitivos, acabam perdendo vendas, as vezes por poucos reais ou diferenças de centavos.
Atraia seus clientes com promoções relâmpagos, com preços diferenciados de seus concorrentes, ou faça promoções de frete grátis, isso ajuda você a vender mais.
Não adianta nada você ter um preço bom, se seu produto tiver uma qualidade duvidosa, é muito fácil conseguir preços atrativos com produtos de baixa qualidade, porém as vendas desse tipo de produto, muitas vezes são compras uma única vez, e os usuários acabam se arrependendo de comprar um produto ruim. Saiba que gerando insatisfação em seus clientes, são grandes as chances deles “queimarem” a reputação da sua loja.
Já falamos sobre essa técnica de SEO em outros posts, e ela traz resultados.
Portanto ter uma boa rede de afiliados ou uma boa rede de sites parceiros de boa reputação que linkam o seu site, aumenta sua notoriedade e consequentemente aumenta suas vendas.
Postar em comentários que divulgam seu site é uma boa forma de aumentar sua rede de building link, portanto participe sempre!
Os meios de pagamento são muito importantes.
Certos clientes confiam em um determinado tipo de pagamento, uns optam pelo boleto, outros por cartão de crédito e muitos outros por gateways de pagamento como PagSeguro, PayPal, BCash, Moip entre outros.
Tenha várias opções de pagamento em sua loja virtual, permita que seus clientes optem pela forma de pagamento de sua preferência. Geralmente um cliente que utiliza sempre um meio de pagamento, fica receoso a criar uma conta em outro meio de pagamento.
Caso opte por ter seu próprio checkout, sem o uso de gateway de pagamento, tenha muito cuidado com as fraudes. Gateways de pagamento é a forma mais segura de ter segurança em suas vendas, eles assumem todo risco da transação, por uma taxa que varia de 3 a 6%.
Esse valor pode ser ínfimo, caso você tenha algum problema de fraude, e precise acionar advogados para tentar resolver problemas de compras e estorno de pagamentos.
Confira em sua loja se você está praticando as dicas à cima e venda mais!
Nós da #PurplePier somos especialista em e-commerce, nossa plataforma é preparada para vender muito, com todas as ferramentas e dicas acima já prontas, assim você só foca em seu negócio!
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